Atividades Complementares


As atividades complementares pretendem oferecer tempos e espaços curriculares diversificados para realização de oficinas, seminários, grupos de trabalho supervisionado, grupos de estudos, tutorias e eventos, atividades de extensão, entre outras, com vistas a complementar e situar o futuro profissional em seu universo laboratorial e de atuação.

São considerados pela instituição para fins de contagem de horas complementares:


Disciplinas cursadas extracurricularmente, na medida em que estas possuam relação com a área de Computação, e que não tenham sido aproveitadas para isenção de disciplina no seu curso. Até um máximo de 20 horas por disciplina cursada, podendo validar um ilimitado número de disciplinas. 

Cursos de extensão que não tenham sido utilizados para isenção de disciplina no curso de Computação. Até um máximo de 20 horas por curso de extensão, podendo validar um ilimitado número de cursos.  

Curso de línguas. Até um máximo de 80 horas.

Monitorias lecionadas em disciplinas pertencentes ao currículo do curso de Computação. Até um máximo de 80 horas.

Atividades de iniciação científica orientada por docentes/orientadores das Faculdades ou realizada em Instituição reconhecida, desde que haja relação com o curso de Computação. Até um máximo de 80 horas.

Eventos diversos relacionados à área de formação do aluno, tais como Simpósios, Congressos, Fórum, Encontros, Conferências, entre outros. Até um máximo de 100 horas. Trabalhos de Campo orientados por professores do Curso de Computação. Todos somados até um máximo de 40 horas.

Visitas a Museus, teatros ou cinema: coordenados por um professor. Até um máximo de 20 horas.

Publicações; artigos, resenhas ou resumos em revistas ou periódicos, oficinas relacionadas à área de formação; defesas de monografia. Até um máximo de 40 horas.

Trabalhos voluntários comunitários em ONG - Organizações não Governamentais, Associação de Moradores e em outras Instituições de caráter comunitário.  Até um máximo de 40 horas.


As Faculdades promovem Fórum, Encontros, Congressos, Palestras, Seminários, etc. A Coordenação de Computação promove, em alguma semana de outubro, a Semana de Tecnologia – FEUCTEC. O programa desse evento é constituído de palestras, trabalhos apresentados por alunos, oficinas desenvolvidas por alunos, por professores e palestrantes visitantes, convidados pela Coordenação do evento e NDE. Mais informações sobre as regras que permeiam o processo e contagem das horas das atividades complementares podem ser encontrados na instrução normativa 006/2005 de 07/11/2005.

Na maioria da vezes, quando os eventos são internos, a própria coordenação se responsabiliza em lançar as horas no sistema para o aluno. Porém para contabilizar as horas externas é necessário que a aluno se dirija a secretaria, com os comprovantes originais, e solicite a contagem das horas, de forma gratuita.

Clique e baixe a Instrução Normativa de Atividades Complementares.


Ċ
Rodrigo Neves,
15 de fev de 2013 04:08