Cursos Online‎ > ‎

App para Android traduz voz em linguagem de sinais para surdos

postado em 18 de abr de 2013 05:16 por Rodrigo Neves
Desenvolvido pela ProDeaf, projeto é fruto de um investimento de 500 mil reais feito com financiamento do Sebrae e do CNPQ –, e patrocínio do Grupo Bradesco Seguros. Foi lançado nesta terça (2) o primeiro aplicativo para smartphones capaz de traduzir fala para a língua brasileira de sinais - Libras. Desenvolvido pela companhia pernambucana ProDeaf, o projeto é fruto de um investimento de 500 mil reais feito pelo ProDeaf – com financiamento do Sebrae e do CNPQ –, e do patrocínio do Grupo Bradesco Seguros. 
        De acordo com o CEO do ProDeaf, João Paulo Oliveira, o desenvolvimento do aplicativo levou 2 anos e envolveu 12 profissionais, incluindo designers, intérpretes, linguistas e programadores. O projeto contou ainda com a participação de colaboradores surdos das empresas do Grupo Bradesco Seguros. “A comunidade surda atuou nos fornecendo feedback para chegássemos a este resultado”, explica, lembrando que as primeiras versões do aplicativo não agradaram aos avaliadores surdos. “Os feedbacks nos ajudaram a melhorar o produto até chegarmos à versão que colocamos no mercado”.
        O ProDeaf Móvel chega ao mercado para a plataforma Android. Nos próximos meses, haverá iOS e Windows Phone . A versão atual está disponível no Google Play ou no site da companhia. “Os custos operacionais da distribuição estão sendo subsidiados pelo Grupo Bradesco Seguros, que com isso está levando a tecnologia aos surdos de forma gratuita”, ressalta Oliveira. 

Para saber mais acesse o link
Fonte: www.pcworld.uol.com.br

Comments