Cursos Online‎ > ‎

Datacenter: Entenda o que é PUE e veja um exemplo de estrutura super econômica.

postado em 3 de abr de 2013 04:51 por Rodrigo Neves
Com a tendência crescente dos serviços na nuvem, boa parte do processamento de dados que costumávamos fazer em nossas máquinas agora é feito por grandes datacenters com milhares de computadores interconectados. O aumento do uso desses serviços traz, naturalmente, um aumento do poder computacional desses datacenters assim como o aumento do seu consumo de energia, e quanto mais eficiente forem essas instalações, menores serão os custos de manutenção. 


            Para medir a eficiência energética desses grandes conglomerados de máquinas, um consórcio de empresas conhecido como The Green Grid criou um índice conhecido como PUE (Power Usage Effectiveness). O cálculo é bastante simples e se baseia na relação entre a energia consumida pela instalação inteira e a energia consumida pelos equipamentos da infraestrutura de TI. Quanto mais próximo de 1,0 for esse resultado, melhor. 
            Nesse cálculo, qualquer componente que não seja estritamente utilizado para realizar cálculos computacionais não entra na parte de baixo da relação. Itens como iluminação, portas automáticas e até mesmo o sistema de refrigeração dessas máquinas não fazem parte da intraestrutura de TI, de forma que quanto mais eficientes os processadores, menor a necessidade de refrigeração, resultando em um PUE mais baixo.

Para saber mais, acesse o link 
Por Pedro Cipoli 
Fonte: www.canaltech.com.br

Comments