Cursos Online‎ > ‎

O que é uma API?

postado em 2 de mai de 2013 03:28 por Rodrigo Neves
Uma interface entre aplicativo e programação (API) é um conjunto de instruções e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software baseado na Web, ou ferramenta de Web. Uma empresa de software lança seu API para o público de modo a que outros criadores de software possam desenvolver produtos acionados por esse serviço. 


        Por exemplo, a Amazon.com abriu sua API de modo a que criadores de sites pudessem obter acesso mais fácil a informações sobre seus produtos. Com o uso da API da Amazon, um site independente pode postar links diretamente para produtos da Amazon, com preços atualizados e uma opção que permite compra imediata.
        Com as APIs, os aplicativos conversam uns com os outros sem conhecimento ou intervenção dos usuários. Quando você compra ingressos de cinema online, o site de ingressos usa um API para enviar sua informação de cartão de crédito a um aplicativo remoto que verifica se os dados procedem. Assim que o pagamento é confirmado, o aplicativo remoto envia uma resposta ao site de ingressos liberando a emissão dos ingressos adquiridos. 
        Como usuário, você só vê uma interface - a do site de ingressos - mas nos bastidores há diversos aplicativos trabalhando juntos por meio de APIs. Essa forma de integração é definida como contínua, já que o usuário não percebe nunca quando as funções de software são transferidas de aplicativo a aplicativo. 

Para saber mais, acesse o link
Fonte: www.informatica.hsw.uol.com.br

Comments