Email Com Criptografia Espetacular: Proton Mail

postado em 12 de jul de 2014 07:13 por Rodrigo Neves   [ 12 de jul de 2014 07:15 atualizado‎(s)‎ ]

Todos ficamos preocupados com as grandes revelações sobre a vigilância que a NSA (Agência Nacional de Segurança dos E.U.A.) tem feito sobre dados na internet, ainda que muito bem encriptados. O que antes apenas eram boatos, agora é tido como verdade através das informações divulgadas por Edward Snowden.

         A agência mantém uma política de monitoramento global, que coleta, decifra, traduz e analisa dados virtuais de todos os lugares do mundo, inclusive de cidadãos americanos, para todos os fins, especialmente de contrainteligência. Pelo que se sabe, a NSA tem permissão para obter informações até por meios clandestinos.

         Cientes desse cenário, um grupo de cientistas se reuniu na Suíça a fim de criar um serviço de emails que tenha segurança suficiente para não acabar sendo analisado pela NSA. Os desenvolvedores vieram de instituições renomadas como MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), a Universidade de  Harvard e do CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear).

A Suíça foi escolhida não apenas por estar fora da “jurisdição” americana ou até europeia, mas por ser um país com legislação muito forte no tocante a privacidade das pessoas, que só contribui para a proposta de todo esse projeto.

         Assim, nasce o Proton Mail, serviço que usa uma tecnologia extremamente avançada em criptografia end-to-end de dados e que promete proteger informações trocadas pelas contas dos olhos do governo americano.

         A empresa, que dá nome ao serviço, foi criada em 2013 e permaneceram no desenvolvimento e testes em versão alfa (própria equipe) por muito tempo, mas recentemente abriram o serviço para testes em versão beta (público).

         Para criar uma conta, basta acessar o site oficial: https://protonmail.ch/. O processo pode demorar alguns minutos e a versão mobile ainda não está funcionando perfeitamente, mas já podemos começar a usar a conta de email gratuitamente.

         A empresa Proton Mail alega que nem mesmo ela tem acesso aos dados pessoais dos usuários e não é capaz  de  realizar  qualquer  tipo  de rastreamento. O sistema trabalha com senhas pessoais de decriptação (além da senha da conta), ou seja, o tráfego de informações ocorre com total encriptação.


         "Por causa da nossa encriptação end-to-end, seus dados já estão encriptados quando chegam aos nossos servidores. Nós não temos acesso às suas mensagens, e como não podemos decriptá-las, nós não podemos compartilhá-las com terceiros”. (Informação no site oficial).

         Até então, o único ponto negativo seria que esse processo impede a recuperação de dados, inclusive da senha de decriptação, logo o usuário deve tomar um cuidado redobrado. Este seria um risco a se correr diante da possibilidade de trocar emails de forma segura e anônima.