NESI - Núcleo de Estudos de SI

Do ponto de vista das atividades de pesquisa, é de responsabilidade do NESI a criação e implementação de um grupo de estudos, formado pelos professores TP e TI do curso, bolsistas de iniciação científica e alunos voluntários, para fins de estudos científicos e criação de materias técnico-científicos que contribuam para a formação complementar da comunidade acadêmica.

O NESI possui um gabinete de trabalho próprio, com iluminação e ventilação adequados, onde atuam seus membros: professores TP, bolsistas e monitores de disciplinas. Neste espaço encontram-se mesas, cadeiras giratórias, arquivo, estante, computador desktop com um hardware atualizado, ponto de rede próprio com acesso liberado e quadros branco e de cortiça.

O NESI, desde de sua concepção e criação, declara como missão estudar a temática dos sistemas de informações e de seus usos nas organizações, alicerçando esta linha de estudo na observação dos efeitos da tecnologia da informação nos projetos, processos e pessoas.

A proposta atual do Núcleo de Estudos é a de planejar e implementar a oferta de atividades de pesquisa e extensão, no âmbito da graduação, para os alunos do cursos de BSI. Do ponto de vista da extensão, é de responsabilidade do NESI o Projeto de Extensão anual do curso de Sistemas de Informação, projeto que planeja e estrutura as atividades de extensão pelo prazo de 1 (um) ano, a contar do primeiro dia de abril.



PROJETO DE EXTENSÃO

postado em 28 de jul de 2013 07:47 por Rodrigo Neves

Projeto dos cursos de Computação que delimita as propostas de extensão para o ano de 2013 idealizadas pelo Núcleo de Estudos em Sistemas de Informação.

 

Um projeto educacional é uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado.

O NESI – Núcleo de Estudos em Sistemas de Informação, vinculado aos cursos de Computação das FIC, propõem um projeto de extensão anual, delimitado entre as datas de 01/04/2013 a 31/03/2014, para oferecer atividades correlacionadas à formação complementar dos estudantes de computação da FEUC.

Para atingir este objetivo o NESI, em conjunto com a coordenação, formulou algumas propostas de ações de extensão a serem incorporadas no calendário dos cursos de LIC e BSI.

Como ações de extensão projetaram-se quatro atividades além da tradicional semana acadêmica dos cursos:

·       OpenHouse

·       Feira de Tecnologia (FEUCTEC):

·       Ciclo de palestras (ConectaFeuc)

·       Visitas à Eventos ou Empresas

·       Cursos de Extensão

 

Espera-se com essas iniciativas divulgar e ampliar o acesso da população e dos corpos docente e discente às pesquisas, atividades, trabalhos e conhecimentos produzidos nos cursos de LIC e BSI.

Cronograma Geral:


 

X

Organização

 

X

Execução

 

 

 

 

 

 

 

 

Ação

JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

OpenHouse

X

X

X

 

 

X

X

X

 

 

 

 

Ciclo de palestras (ConectaFeuc)

 

X

X

X

 

 

X

X

X

 

 

 

FEUCTEC

 

 

 

 

 

 

X

X

X

X

 

 

Visitas à Eventos

 

X

X

X

X

 

 

X

X

X

X

 

Cursos de Extensão

 

X

X

X

X

 

X

X

X

X

 

 

 




OPENHOUSE – PROJETO DE ORGANIZAÇÃO

 

Objetivos Gerais:

          O projeto OpenHouse tem como objetivo despertar e estimular os alunos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação quanto ao desenvolvimento de ações sócio-ambientais criativas, aproveitando o ensejo para viabilizar um momento de integração entre professores, alunos antigos e alunos ingressantes. Para efeito, o Núcleo de Estudos em Sistemas de Informação – NESI, juntamente com a coordenação do curso, promoverão ações de integração durante a semana de recepção aos alunos ingressantes, através de um evento presente no calendário de atividades do curso semestralmente.

 

Objetivos Específicos:

  1.           Apresentar uma palestra inaugural de recepção onde todos os alunos, antigos e ingressantes, estarão sendo recepcionados pelos representantes da IES, coordenador de cursos e professores;

2.    Apresentar pôsteres sobre  trabalhos realizados por alunos antigos dos cursos de Licenciatura em Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação, em semestres anteriores;

3.    Apresentar aos alunos e professores, através de pôsteres ou workshops, os resultados das pesquisas obtidas pelo grupo de pesquisas do NESI

4.    Apresentação oficinas baseadas em trabalhos de destaque, desenvolvidos em sala de aula nos semestre anteriores;

5.    Possibilidade de integração com outros cursos da IES através da realização de painéis de forma a estimular atividades cujo desenvolvimento implique relações multi, inter e/ou transdisciplinares.


Informações Gerais:

          O encontro OpenHouse não tem fins lucrativos e também não será cobrada taxa de inscrição aos alunos participantes.

          Alunos ingressantes apenas participam assistindo, alunos de segundo período serão responsáveis por preparar alguma atividade coletiva social ou cultural e grupos formados por alunos dos semestres seguintes ficam responsáveis por trazer os pôsteres e preparar as oficinas / workshops.

          A participação no evento propiciará 10hs de atividades complementares para os ouvintes e 20hs para os apresentadores, contabilizadas por assinatura em atas de presença lançadas no início e término do evento.

Os alunos monitores, professores do dia na IES e demais voluntários dos cursos devem participar na organização do evento e no apoio operacional que será necessário no dia do evento.

A IES poderá oferecer apoio cedendo o espaço e infraestrutura, na divulgação digital e impressão de folders de programação e/ou cartazes, e na oferta de consumíveis básicos como papel, tinta, crachás para a organização do evento e impressão dos certificados e comprovantes.

A coordenação de curso fica responsável pela prestação de contas, zelar pelo saldo, lançar as horas complementares e emitir os certificados de apresentação.


Cronograma de Execução Geral:

Ação

JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

Organização

X

X

 

 

 

X

X

 

 

 

 

 

Realização

 

 

X

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

Cronograma de Execução Detalhado:

1.     A seleção dos trabalhos a serem apresentados deve estar finalizada antes do final do semestre letivo anterior, bem como a lista de voluntários.

2.     No prazo de 45 dias antes do evento devem ser: reservados os espaços; encomendadas e vendidas as camisas; elaborados e impressos os folders de programação; convidados externos, se houver; finalizados os contatos com empresas ou ONGs parceiras, se houver; e entregues os resumo dos trabalhos a serem apresentados para a divulgação.

3.     Até 30 dias após o evento as camisas que sobraram devem ser doadas; as horas lançadas no sistema e os certificados impressos e entregues.

 


 

 

2 - CICLO DE PALESTRAS: CONECTAFEUC - ORGANIZAÇÃO

 

Objetivos Gerais:

          O Ciclo de Palestras, denominado ConectaFeuc, dos cursos de Licenciatura em Informática e Bacharelado em Sistemas de Informação tem como objetivo apresentar as tendências para formação do perfil do profissional de Tecnologia da Informação. Através de um encontro que reúne alunos, pesquisadores externos, centros de pesquisa e do mercado, entorno de temas atuais e inovadores que estão emergindo no cenário da computação.

 

Objetivos Específicos:

  •           Criar e manter um espaço de reflexão entre pesquisadores e alunos quanto aos rumos da computação;

·       Fomentar temas emergentes e prioritários para computação no Brasil;

  • Estimular o interesse dos alunos quanto às tendências da computação;
  • Possibilitar o desenvolvimento constante do pensamento crítico sobre os impactos das novas tecnologias na sociedade.

 

Informações Gerais:

O ciclo de palestras (ConectaFeuc) não tem fins lucrativos e também não será cobrada taxa de inscrição dos participantes;

As palestras são abertas a qualquer pessoa interessada em assisti-las, porém as vagas são prioritárias aos alunos, professores e funcionários FEUC. Devido ao espaço físico do Auditório FEUC ser limitado, o número máximo de inscritos não poderá ultrapassar o limite de 180 pessoas;

A participação no evento propiciará certificados aos apresentadores;

Os alunos monitores, professores do dia na IES e demais voluntários dos cursos devem participar na organização do evento e no apoio operacional que será necessário no dia do evento;

A IES poderá oferecer apoio cedendo o espaço e infraestrutura, na divulgação digital e impressão de folders de programação e/ou cartazes, e na oferta de consumíveis básicos como papel, tinta e impressão dos certificados;

A coordenação de curso fica responsável por registrar em ata a execução do evento e emitir os certificados de apresentação.


Cronograma de Execução Geral:

 

Ação

JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

Organização

 

X

X

 

 

 

X

X

 

 

 

 

Realização

 

 

 

X

 

 

 

 

X

 

 

 

 

Cronograma de Execução Detalhado:

·       A seleção dos temas a serem trabalhados no semestre serão apresen-tados aos professores do curso de LIC e BSI em reunião no início dos semestres letivos (meses de Fevereiro e Julho), bem como a sinalização de possíveis palestrantes.

·       No prazo de 30 dias antes do evento (meses de Março, Maio, Agosto e Outubro) devem ser: reservados os espaços; elaborados e impressos os folders de programação; informado os palestrantes.

 

 


 

3 - VISITAS À EVENTOS E EMPRESAS: PROJETO DE ORGANIZAÇÃO

 

Objetivos Gerais:

          As visitas são atividades complementares de natureza didático-pedagógica, caracterizando-se como um importante mecanismo de interação com empresas, instituições ou eventos afins com as áreas de tecnologia. As visitas serão realizadas com o acompanhamento de um ou mais professores, com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma visão técnica da futura profissão.

 

Objetivos Específicos:

  •           Proporcionar encontro do acadêmico com o universo profissional, possi-bilitando aos participantes uma formação mais ampla;
  • Verificar aspectos teóricos e práticos que regem o ambiente empresarial;
  • Atualizar os alunos com as novidades no mercado de tecnologia;
  • Aperfeiçoar a prática profissional dos estudantes que se preparam para ingressar no mercado de trabalho.

 

Informações Gerais:

A Visita não tem fins lucrativos; Elas são restritamente destinadas aos alunos do curso de LIC e BSI; Os alunos interessados deverão preencher formulário de inscrição e encaminhá-los a coordenação do curso;

Poderá ser cobrada taxa de inscrição aos alunos participantes, para suprir as necessidades do evento;

O número máximo de alunos será estabelecido pela coordenação do curso de LIC e BSI, de acordo com a disponibilidade a ser definida;

A IES poderá oferecer apoio na divulgação digital e impressão de folders de programação e/ou cartazes e impressão dos certificados e comprovantes;

As visitas serão realizadas com o acompanhamento de um ou mais professores em acordo com a coordenação do curso;

A coordenação do curso fica responsável por lançar as horas complementares e emitir os certificados de participação.


Cronograma de Execução Geral:

Ação

JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

Organização

 

X

X

X

 

 

 

X

X

X

 

 

Realização

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

X

 

 

Cronograma de Execução Detalhado:

·       O Núcleo Estudos em Sistemas de Informação – NESI fica com a responsabilidade em estabelecer o contato e formalizar vinculo de cooperação com a IES;

·        No prazo de 45 dias antes do evento a coordenação do curso deve reservar o transporte, para ida e volta da visita, com partida e retorno de ponto previamente definidos;

 

 

4 - CURSO DE EXTENSÃO – PROJETO DE ORGANIZAÇÃO

 

Objetivos Gerais:

Os Cursos de Extensão oferecidos pelo Núcleo de Estudos em Sistemas de Informação - NESI constituem-se em uma modalidade privilegiada de socialização de conhecimentos, através de práticas pedagógicas organizadas em torno de conteúdos de interesse sociocultural ou técnico-científico. Nesses cursos, os estudantes ampliam seus conhecimentos em suas áreas de atuação, preparando-se ainda melhor para o mercado de trabalho.

 

Objetivos Específicos:

·       Tornar acessível à sociedade o conhecimento que acumula, sistematicamente, pela articulação entre ensino e pesquisa, suprindo as demandas culturais e sociais da comunidade, numa dimensão ética, solidária e transformadora;

·       Oferecer cursos de curta duração para o aperfeiçoamento profissional;

·       Contribuir com a preparação de profissionais e estudantes, para uma inserção mais qualificada no mercado de trabalho;

·       Trazer uma oportunidade de formação rápida e objetiva, sempre focada em uma finalidade específica;

·       Trazer a perspectiva de educação continuada e de complementação de estudos, contando com a participação de um corpo docente qualificado que apresenta o diferencial da experiência profissional e de uma sólida inserção no mercado de trabalho.

 

Informações Gerais:

Um curso de Extensão deve ser ministrado por profissionais com formação superior e experiência técnica na ferramenta a ser trabalhada, quando for o caso. Em casos especiais, os cursos poderão ser ministrados por profissionais não titulados, de notório conhecimento comprovado por meio do curriculum vitae;

Será cobrada taxa de inscrição aos alunos participantes, para suprir as necessidades da atividade de extensão;

Podem participar dos cursos de extensão tanto profissionais já graduados, quanto estudantes ainda em formação;

O número máximo de alunos será estabelecido pela Coordenação do Curso de LIC e BSI, de acordo com a disponibilidade a ser definida;

Os cursos de Extensão oferecidos pelo NESI estão sujeitos à ordenação geral estabelecida no presente regulamento.

São considerados Cursos de Extensão os Cursos de Aperfeiçoamento, Atualização, Iniciação e Treinamento Profissional. Para os efeitos deste regulamento, entende-se como:

I – CURSO DE APERFEIÇOAMENTO – objetiva principalmente aprimorar ou aprofundar habilidades técnicas em uma área do conhecimento e se destina a profissionais graduados e a alunos em final de curso. Possui carga horária de 160 à  360  horas;

II – CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL – Destinado a profissionais graduados, inclusive membros da comunidade acadêmica na respectiva área de conhecimento ou correlata, e têm por objetivo transmitir conhecimentos sistematizados e divulgar técnicas. Possui carga horária de 30 à 160 horas;

III – CURSO DE ATUALIZAÇÃO – aquele que objetiva principalmente atualizar e ampliar conhecimentos, habilidades ou técnicas em uma área do conhecimento. É destinado à comunidade em geral. Possui carga horária mínima de 16 à 32 horas;

IV – CURSO DE INICIAÇÃO – aquele que objetiva principalmente oferecer noções introdutórias em uma área especifica do conhecimento. Possui carga horária entre 4 à 16 horas.

 

Os Cursos de Extensão são abertos à matrícula de candidatos que satisfaçam os requisitos previstos na proposta aprovada pelo NESI e, em acordo com a Coordenação dos cursos de Licenciatura em Informática (LIC) e Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI);

A carga horária dos cursos de extensão servirão para isenção de horas através de certificados nas Atividades Complementares, levando em consideração os limites impostos em regulamento próprio para aproveitamento de horas da instituição.

Será conferido Certificado de Conclusão do Curso ao aluno que cumprir as exigências do projeto do Curso, incluindo 75% de frequência mínima obrigatória;

O Curso de Aperfeiçoamento pode ter caráter eventual ou permanente, desde que atenda aos pré-requisitos de carga horária definidos neste Regulamento e apresente um conjunto estruturado de disciplinas e atividades correlatas;

 Os Cursos de Extensão exigem apuração de frequência e verificação formal de aprendizagem, explicitados na proposta de criação e oferecimento;

Os Cursos de Atualização, Iniciação e Treinamento Profissional têm caráter eventual, podem ser desenvolvidos, também, sob a forma de tópicos ou ciclos de conferências;

Compete a um ou mais docentes da FEUC, propor, cursos regulamentados neste documento. As propostas deverão ser encaminhadas ao NESI, para avaliação nos termos deste Regulamento; As propostas de Cursos de Extensão enviadas ao NESI, para análise e avaliação e registro, deverão ser apresentadas em formulário próprio;

Os Cursos de Aperfeiçoamento deverão apresentar, ainda, relação das disciplinas oferecidas, com as respectivas ementas, conteúdo programático, carga

A certificação dos cursos de Extensão será expedida de acordo com os seguintes critérios:

I - Inscritos que comprovem frequência mínima de 75% das atividades programadas e aproveitamento conforme avaliação do plano de curso;

 II - Ministrante de curso que tiver seu relatório final aprovado pelo NESI.

 

Cronograma de Execução Geral:

Ação

JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

Organização

 

X

 

X

 

 

X

 

X

 

 

 

Realização

 

 

X

 

X

 

 

X

 

X

 

 

 

Cronograma de Execução Detalhado:

·       Os cursos de Extensão serão oferecidos de acordo com a disponibilidade do proponente em comum acordo com o NESI e Coordenação dos Cursos;

·       No prazo de 45 dias antes do curso devem ser reservados os espaços;

·       Cabe à Coordenação dos Cursos LIC e BSI apoiar e avaliar a execução das atividades de todos os Cursos;

 

Projeto aprovado em reunião de NDE e CONSEC.

Rio de Janeiro, 03 de agosto de 2013. 

 

Elaborado por:

          Bruno Santos do Nascimento

          Rodrigo Neves Figueiredo dos Santos

Projeto Anual de Extensão

postado em 6 de abr de 2013 22:35 por Rodrigo Neves   [ 22 de jun de 2013 06:11 atualizado‎(s)‎ ]

O NESI publica este final de semana um projeto de extensão anual para os cursos de Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação. Nele estão delimitadas regras e cronogramas de atividades de extensão como cursos de extensão, visitas técnicas, encontros de integração e ciclo bimestral de palestras. Este mês já estaremos providenciando o inicio do ciclo de palestras. Leiam o projeto em anexo, e fiquem por dentro desta proposta que dará um "up" na formação dos alunos.

Descrição das Linhas de Pesquisa do NESI

postado em 6 de abr de 2013 22:22 por Rodrigo Neves   [ 20 de abr de 2013 17:16 atualizado‎(s)‎ ]

Núcleo de Estudos em Sistemas de Informação


1 - Gestão Tecnológica Sustentável da Informação

Estamos vivendo a “Era da Tecnologia e da Informação”, onde a cada ano são consumidos mais produtos tecnológicos provenientes do constante avanço da ciência pela criação de novos dispositivos, soluções de software inovadoras e equipamentos portáteis, que chegam para facilitar a vida das pessoas no ambiente de trabalho e fora dele também.

Entretanto, o consumo inconsciente destes recursos, na área da tecnologia da informação, merece uma reflexão sobre as futuras consequências associadas, e que podem ser nocivas à sustentabilidade da nossa sociedade.

Atualmente, a definição mais aceita para ‘Desenvolvimento Sustentável’ surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU criada para discussões de dois objetivos importantes para o progresso das nações: a conservação ambiental e o desenvolvimento econômico e social.

A grande questão é: O que podemos fazer hoje para garantir que os efeitos dos nossos atos tenham menos impacto sobre o futuro da saúde do nosso planeta e da nossa sociedade? É neste contexto que a linha de pesquisa de “Gestão Tecnológica Sustentável da Informação” se enquadra, para entender e discutir o papel do setor de tecnologia da informação na promoção de um desenvolvimento sustentável para a sociedade e ao meio ambiente.

 

Objetos de Estudo da Linha de Pesquisa:

·        Tecnologias sustentáveis da informação;

·        TI Verde;

·        Tecnologias para gerenciamento e redução de resíduos físicos corporativos;

·        Transposição da sustentabilidade para a formação dos profissionais de TI.

 

Professores Responsáveis:

  • Ms. Bruno Santos do Nascimento
  • Ms. Fábio Contarini Carneiro
  • Ms. Rodrigo Neves Figueiredo dos Santos

 

 

2 – Gestão da Informação e do Conhecimento

Essa linha de pesquisa se encora no campo multidisciplinar da Ciência da Informação e envolve investigações dirigidas para a análise e o desenvolvimento de métodos e técnicas com objetivo de transformar a informação em conhecimento e o conhecimento em insumo para a tomada de decisão, aprendizagem, inovação e aperfeiçoamento dos processos organizacionais.

 

Objetos de Estudo da Linha de Pesquisa:

·       Gestão de Conhecimento: Suporte à captura, armazenamento, disponibiliza-ção, compartilhamento e uso do conhecimento em organizações. Gestão de Conhecimento baseada em Contexto. Redes Sociais. Impacto da gestão do conhecimentos no combate à exclusão digital.

·       Sistemas Colaborativos: Processos e técnicas de trabalho em grupo: Brainstorming, Decisão, Discussão, Entrevistas, etc. Sistemas de comunicação mediada por computador: fórum de discussão, bate-papo, videoconferência etc. Sistemas web para compartilhamento de conteúdo: notícias, fotos, vídeos, blog etc. Sistemas para rede de relacionamentos, comunidades virtuais, grupos. Sistemas para suporte à reunião (meetingware), negociação e decisão em grupo. Sistemas e ferramentas para avaliação colaborativa e formativa. Sistemas de Computação Móvel para colaboração. Sistemas Peer-to-Peer.

·       Sistemas para Educação à Distância: Sistemas e ferramentas para Educação a Distância (Ambientes de Aprendizagem). Sistemas para apoiar Métodos Educacionais (Aprendizagem Colaborativa, Baseada em Projeto, etc.).

 

Professores Responsáveis:

  • Ms. Bruno Santos do Nascimento
  • Ms. Fábio Contarini Carneiro
  • Ms. Rodrigo Neves Figueiredo dos Santos

Professores do Nesi

postado em 24 de mar de 2013 12:27 por Rodrigo Neves

Caros Alunos, para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer os professores Fábio e Bruno, que participam como professores atuantes no NESI, apresentamos uma foto de ambos os professores no Núcleo para que vocês saibam quais professores estão empenhados nas atividades de pesquisa, extensão e organização nas atividades externas dos cursos de Computação.


Nova Sinalização do NESI

postado em 13 de mar de 2013 07:55 por Rodrigo Neves   [ 13 de mar de 2013 08:03 atualizado‎(s)‎ ]

Estamos divulgando o novo Logo do NESI - Núcleo de Estudos em Sistemas de Informação, 

bem como a arte de sinalização que irá identificar a porta do gabinete de trabalho do Núcleo.

  

Infra-estrutura do NESI é atualizada.

postado em 16 de fev de 2013 10:35 por Rodrigo Neves   [ 20 de abr de 2013 17:18 atualizado‎(s)‎ ]

Caros Alunos e Professor, ao longo deste período de recesso tivemos muito trabalho e boas ideias para implementar. Com a integração dos nossos professores para recompor o NESI, conforme mencionado no post anterior, e do aumento significativo das ofertas de atividades extra-classe que esta ação irá nos trazer, nada mais justo do que reavaliar a infra-estrutura do Núcleo. Visando abrigar adequadamente os professores, e futuros alunos bolsistas de iniciação científica e monitores, a Instituição fez a aquisição de mesas mais adequadas, cadeiras giratórias, um computador zerinho, quadros branco e de cortiça, instalação de pontos de energia para notebooks, ponto de internet exclusivos, entre outros. Estamos aguardando, para finalizar nossa pequena "reforma", apenas a entrega de uma estante e um arquivo gaveteiro. 
 

NESI Reestruturado

postado em 16 de fev de 2013 10:16 por Rodrigo Neves   [ 20 de abr de 2013 17:18 atualizado‎(s)‎ ]

Caros Alunos, informamos a vocês que o NESI - Núcleo de Estudos em SI foi reestruturado, tanto fisicamente quanto pessoalmente, neste período de férias. Foram convidados os professores Fábio Contarini e Bruno Nascimento para reavaliar as atividades do Núcleo. Basicamente, os professores junto com a Coordenação estão estudando e planejando propostas de atividades extensão para os cursos e tomando a iniciativa de formar um grupo de estudos em computação, visando abrir oportunidades de alunos participarem em forma de monitorias e iniciação científica. Conversem com os professores, perguntem sobre as suas propostas de estudo. Tragam sugestões de temas e atividades. Vamos todos juntos fazer com estas mudanças sejam fontes de crescimento para os nossos cursos.

1-7 of 7