Abordagem Curricular

O curso de LIC foi estruturado em disciplinas distribuídas pelas áreas de Conhecimentos Específicos, abrangendo a Formação Básica em Ciência da Computação e Matemática, a Formação Tecnológica em Computação e ainda a Formação Complementar em Sistemas de Informação.

As matérias de Formação Básica compreendem a matemática básica para os profissionais de computação e os fundamentos da ciência da computação. Essa formação compreende um corpo de conhecimentos gerais mínimos, que são básicos e essenciais para o profissional que leciona computação.

A Matemática visa desenvolver o raciocínio lógico e abstrato e contribuir na estruturação de idéias, e na formulação, representação, manipulação e resolução de problemas. A formação em matemática no domínio discreto propicia o ferramental matemático necessário para o entendimento de especificações formais de sistemas de software, análise, testes e validação de programas, bem como de modelos computacionais. A formação em matemática no domínio contínuo propicia o ferramental necessário para área de sistemas operacionais, redes e complexidade algorítmica. Essa matéria é abordada com as disciplinas Matemática Discreta, Lógica Matemática e Probabilidade e Estatística. Apóiam fortemente os atributos A2 e A8.

As disciplinas de Fundamentos em Ciência da Computação visam a conceituar máquina e algoritmo para os alunos, bem como apresentar estratégias e métodos para a solução de problemas e expressá-los por meio de algoritmos para, posteriormente, serem transcritos numa linguagem de programação. A noção de computabilidade e modelos computacionais e a organização de máquinas e de sistemas computacionais comerciais atuais são também contempladas, pois esses conceitos são fundamentais para o profissional que se pretende formar. Essa matéria é abordada com as disciplinas de Arquitetura de Computadores, Algoritmos, Estruturas de Dados e Técnicas de Programação. Apóiam os atributos A2, A5 e A8.

A Formação Tecnológica em Computação visa complementar conhecimentos da formação básica em computação, aplicando tais conhecimentos com o uso de ferramentas e métodos para o desenvolvimento profissional de produtos e soluções em computação. Esta formação é abordada com as disciplinas de Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Banco de Dados, Sistemas Multimídia, Tecnologia Web, Interface Homem Máquina e Ambientes Virtuais de Aprendizagem,  visando a conhecer e utilizar, de forma eficiente, os recursos oferecidos pelos sistemas computacionais. Apoiam os atributos A2, A5, A6 e A7.

Por outro lado, as matérias de Formação Complementar em Sistemas de Informação oferecem uma formação tecnológica generalista, a ser utilizada na compreensão dos processos de desenvolvimento de projetos e implementação de softwares. Essa formação é abordada nas disciplinas Fundamentos de Sistemas de Informação, Modelagem Conceitual de Dados e Análise de SistemasApoiam os atributos A5, A6, A7 e A10.

Outro grupo de disciplinas compõe a Formação Contexto Social e Profissional, que visa à obtenção de conhecimentos indispensáveis ao apoio do desenvolvimento profissional e da aprendizagem. Essa matéria é coberta pelas disciplinas Expressão Oral e Escrita e Inglês Instrumental. Apoiam os atributos A2 e A3.

Na área de Conhecimentos da Educação e Metodológicos serão tratados os conhecimentos necessários a uma formação sólida na área de Educação para atuação na educação básica. Assim, serão ampliados e aprofundados os conhecimentos da Educação e Metodológicos para que os estudantes se apropriem de um instrumento que os torne capazes de, mais eficazmente, se relacionarem, compreenderem seu meio físico e social, possibilitando a vivência crítica da realidade do Ensino Básico, como a experimentação e a análise de novas propostas de ensino. Essa matéria é abordada nas disciplinas Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, Métodos e Técnica de Estudo, Psicologia da Educação, Sociologia da Educação, Informática Educativa, Didática Geral, Didática do Ensino da Computação, Educação Brasileira, Elaboração de Projeto, Linguagem  Brasileira de Sinais MonografiaApoiam fortemente os atributos A1, A2, A3, A4, A5, A11 e A12.

Atendendo a resolução CNE/CP n0 01 de 17 de junho de 2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais das Relações Étno-raciais, o Curso de Licenciatura em Computação está plenamente integrado através das disciplinas Cultura e Sociedade e Educação Brasileira, assim como das atividades desenvolvidas pelos diversos núcleos das Faculdades.