Recados Gerais‎ > ‎

Parabéns! Hoje é dia do profissional de Sistemas de Informação.

postado em 14 de mar de 2014 12:19 por Rodrigo Neves
Hoje, 14 de março, é o dia do profissional de Sistemas de Informação! Convém usar a data pra pensar um pouco sobre o sentido do nosso curso, Bacharelado em Sistemas de Informação. Para uns, o assunto (do que se trata o curso) é trivial. Porém, muitos ainda se confundem. Existem vários cursos de tecnologia da informação. Os principais são Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação.



As diferenças entre eles são bastante claras.

No Brasil, nosso curso era chamado de Análise de Sistemas. Depois, foi renomeado para Sistemas de Informação pelo MEC, que realizou essa determinação a todos os cursos de computação como atividade-meio. Para o nosso curso, isto faz um sentido especial. O antigo nome do curso era focado no processo: analisar sistemas. No entanto, a análise propriamente dita não é necessariamente a principal função do profissional deste curso, sendo esta apenas uma de suas tarefas.

Já Sistemas de Informação é um nome focado, digamos, no produto. Seja qual for a tarefa, estamos lidando com sistemas que manipulam informações. O novo nome, portanto, é muito mais descritivo. Ainda assim, a denominação de quem se forma permanece como Analista de Sistemas.

Posto de forma simples, nosso curso estuda a aplicação da computação nas empresas.

Para isso, estudamos basicamente disciplinas de três categorias: computação, matemática e administração. E não nos aprofundamos tanto nas duas primeiras categorias. Isso fica para os outros 2 cursos.

Ciência da Computação se encarrega dos fundamentos matemáticos da computação: estudam muito mais cálculo e algoritmos do que nós. 

Já Engenharia da Computação, grosso modo, combina Ciência da Computação com Engenharia Eletrônica, tendo também bastante foco em hardware.

Desejamos parabéns aos profissionais de SI e alunos que em breve estarão desempenhando esta função no mercado de trabalho.

Baseado na fonte: http://ufac.si/dia-do-analista-de-sistemas/

Comments