Trabalho de Conclusão de Curso


O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é uma atividade curricular obrigatória, indispensável para a obtenção do Grau de Bacharel em Sistemas de Informação ou de Licenciatura em Informática nas FIC. O TCC se constituirá de Projeto Final, que pode ser feito em grupo, ou Monografia, obrigatoriamente individual  e será desenvolvido de acordo com os padrões metodológicos ajustados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, Manual de Elaboração e Regulamento próprios.

Para se matricular na disciplina TCC, o aluno deve ter cursado, com a devida aprovação, as disciplinas de Métodos e Técnicas de Estudo e Elaboração de Projeto. Ainda sim, somente estudantes regularmente matriculados no oitavo período acadêmico de BSI (ou sétimo no caso de  LIC) poderão oficialmente elaborar e apresentar o TCC, salvo casos relativos à transferências externas, que devem ser previamente autorizados pela Coordenação de Curso.

No curso de Sistemas de Informação, o TCC tem por objetivos específicos:

·     estimular a pesquisa;

·     aperfeiçoar a capacidade de interpretação, de reflexão e de crítica dos alunos em relação às ferramentas e novas tecnologias da informação;

·     incentivar a relação do acadêmico com os procedimentos científicos indispensáveis à abordagem dos diferentes problemas técnicos e científicos;

·     otimizar a sistematização dos conhecimentos apreendidos no decorrer do processo de sua formação;

·     estimular o espírito empreendedor, por meio da execução de projetos que levem ao desenvolvimento de futuros produtos;

·     estimular o conhecimento coletivo e o trabalho em equipe;

·     incentivar a produção científica e a formação continuada.

 

Os Trabalhos de Conclusão de Curso possuem duas etapas distintas: um projeto de pesquisa e o TCC propriamente dito.

No projeto de pesquisa, o aluno ou grupo deve confeccionar um documento que apresente, embase e contextualize seu tema proposto, sob orientação do professor da Elaboração de Projeto. A avaliação desta disciplina será realizada pela média entre duas notas que valem 10.0 pontos, uma para o projeto de pesquisa que é dada em grupo e outra individual para o seminário, devendo cada aluno obter nota igual ou superior a 6.0 para alcançar aprovação.

Ao término do semestre letivo, o professor responsável deve entregar à Coordenação de Curso uma via de cada projeto de pesquisa aprovado, as cópias digitais das apresentações dos seminários e uma lista dos temas classificados por eixo/ênfase, constando nomes de 3 (três) professores ordenados por preferência para orientação, mais os contatos dos alunos.

No inicio de cada semestre letivo, a indicação dos orientadores do semestre será realizada em Conselho de Curso, respeitando os eixos e preferências indicadas pelos alunos. Após esta etapa cada professor indicado deve estabelecer contato com seus alunos para que em conjunto seja preenchido o Protocolo de Aceitação de Orientação.

O professor orientador deverá auxiliar o(s) aluno(s) no aprofundamento dos fundamentos teóricos e metodológicos do seu estudo, na conferência das documentações necessárias, no teste das aplicações ou protótipos e na elaboração do projeto final ou monografia.

O acompanhamento dos trabalhos deve ser feito por meio de encontros com periodicidade mínima mensal, livremente agendadas entre o orientador e os seus orientandos. Em cada encontro de orientação deve ser preenchida uma ficha de acompanhamento dos assuntos tratados nela, que deverá ser assinada pelo(s) aluno(s) e pelo orientador, sendo entregues junto ao Protocolo de Agendamento de Banca na Secretaria.

Cumprido o período completo de orientação, e, de acordo com os prazos estabelecidos pelo Calendário Acadêmico, o aluno ou grupo entregará seu trabalho na Secretaria das FIC, atendendo ao número de cópias de 3 (três) exemplares encadernados em espiral. No ato da entrega do TCC, o aluno ou grupo deverá anexar as Fichas de Acompanhamento de Orientação, bem como o Protocolo de Agendamento da Banca, todos assinados pelo orientador.

A banca examinadora será composta por três profissionais, sendo um deles o orientador. Somente se habilitará à defesa pública o aluno ou grupo que estiver regularmente matriculado na disciplina de TCC, e tiver cumprido todas as etapas e instâncias do processo de orientação, sendo a assinatura do orientador no Protocolo de Agendamento considerada seu atestado de aptidão. As sessões de defesa pública serão abertas ao público, e se desenvolverão em local designado pela Coordenação do Curso, através uma agenda de defesas.

Cada sessão de apresentação pública terá duração máxima de 30 (trinta) minutos, dos quais, 20 (vinte) serão destinados à apresentação do TCC, pelo avaliado, e os outros 10 (dez) à banca examinadora, na proporção de cinco minutos para cada membro tecer os competentes e necessários questionamentos.

Os alunos serão avaliados pela postura diante da banca, do domínio do conteúdo durante a apresentação e arguição, e, sobretudo, em virtude dos níveis de complexidade e exigência inerentes ao desenvolvimento do TCC.

O resultado de cada banca será obtido mediante a média dos valores atribuídos pelos membros da banca examinadora aos indicadores estabelecidos no parágrafo anterior, devendo, para aprovação, alcançar o grau mínimo de seis.

·     De 0 a 5.0, o trabalho é REPROVADO;

·     De 6.0 e 7.0, o trabalho é APROVADO COM RESTRIÇÕES;

·     De 8.0 e 9.0, o trabalho é considerado APROVADO, e neste caso não pode ser exigido correções.

·     Nota 10.0, o trabalho é considerado APROVADO COM DISTINÇÃO.

 

Cada banca deve preencher três vias da “Ata de Apresentação”, onde devem constar os dados dos alunos, orientador, banca, apresentação, nota emitida pela banca e situação: aprovado com distinção aprovado, aprovado com restrições ou reprovado.

Após o recebimento das Atas de Aprovação, o aluno deve levar as cópias à Biblioteca, entregar uma mídia com a cópia digital da documentação completa e solicitar o carimbo do responsável, em ambas.

Após a liberação da Biblioteca, os alunos devem entregar uma via das atas juntamente com uma segunda mídia a cópia digital da documentação completa na Secretaria, através de requerimento, sendo tal solicitação feita impreterivelmente até 7 dias após o término do semestre. Os estudantes que forem reprovados deverão, novamente, cumprir com os procedimentos institucionais de matricula, e elaborar outro TCC nos semestres seguintes.


Ċ
Rodrigo Neves,
28 de jul de 2013 08:59
Ċ
Rodrigo Neves,
9 de mar de 2014 12:24
ĉ
Rodrigo Neves,
28 de jul de 2013 08:18
ĉ
Rodrigo Neves,
3 de mar de 2014 09:19
ċ
Regras EP e TCC.rar
(517k)
Rodrigo Neves,
17 de mar de 2014 05:38
Ċ
Rodrigo Neves,
9 de mar de 2014 12:24